Milhões de imóveis ao redor do mundo utilizam o Monitoramento de Alarme na busca por mais segurança. Ele conecta o Sistema de Alarme com a Central de Monitoramento, mantendo-o alerta 24 horas por dia. Caso seja detectada uma tentativa de intrusão, a Central de Monitoramento é automaticamente acionada e inicia as providências necessárias, previamente combinadas com o cliente, como: verificar a veracidade da ocorrência, contatar o cliente ou pessoas por ele autorizadas, enviar equipes treinadas para o local.
Os alarmes monitorados trabalham, basicamente, a partir dos sensores instalados no local. São eles que indicam atividades irregulares, acionam a sirene e avisam a central de atendimento sobre a situação. Os atendentes da central, por sua vez, enviam uma viatura ao local, e comunicam a polícia se necessário. O botão de pânico funciona da mesma maneira, mas sem a sirene – é transmitido um sinal silencioso para a Central da Satélite.
Entretanto, essa comunicação entre a central de monitoramento e a casa do cliente, é feita por meio de linha telefônica normalmente, o que pode ser um risco caso ela seja cortada. Pensando nisso, a Satélite Alarme passou a oferecer duas formas de fazer essa interligação além da linha tradicional.
GPRS
No painel do alarme, é instalado um equipamento denominado GPRS junto a um chip de celular. Quando o alarme gera qualquer evento, como um disparo, este é transmitido por meio do GPRS e chega à central de monitoramento pela Internet. A Central de Monitoramento, por sua vez, possui um software específico para receber e tratar essas informações GPRS. Quando houver problemas com o GPRS, a linha telefônica ou outra via, assumem a comunicação do alarme.
RADIO
O monitoramento via rádios Radioenge é uma tecnologia que permite a transmissão bidirecional de eventos gerados pelas centrais de alarme até a central de monitoramento.
As vantagens da transmissão via rádio sobre os meios tradicionais de transmissão (Telefone, GPRS e Ethernet) são várias.
A transmissão via rádio:
- Pode ser implantada em locais onde não haja infraestrutura de telefonia ou internet;
- Envia eventos mesmo sob ação de bloqueadores de celular (Jammers);
- Não pode ser interrompida cortando-se os fios de telefone, ou de internet do local monitorado;
- Instalação simplificada;
- Não necessita de torres;
- Não possui custo mensal.